Gramática

Arquivo das Atividades de Gramática:archive-icon

 

Metas curriculares de Português – 9.º ano – GRAMÁTICA:


Metas Curriculares de Gramática 8.º ano

Metas Curriculares de Gramática 7.º ano


Apresentações sobre conteúdos gramaticais trabalhados durante o 7.º ano:

drive_gram

 


Apresentações sobre conteúdos gramaticais trabalhados durante o 8.º ano:

apresenta_gramatica8ano


 

 

Apresentações em PDF:


Metas curriculares de Português – 7.º ano – GRAMÁTICA.



Print Friendly

8 comentários a “Gramática

  1. Manuel

    Boa noite,

    Sigo atentamente as suas publicações e fico fascinado com a sua dedicação para com os alunos. Gostava, no entanto, de esclarecer uma dúvida, no seguinte excerto quais são os adjetivos e os nomes?

    “A sua primeira morada foi uma estreita caverna, em verdade mais cavidade que caverna, de teto baixo, descoberta num afloramento rochoso ao norte do jardim do éden quando, desesperados, vagueavam à procura de um abrigo. Ali puderam, finalmente, defender-se da queimação brutal de um sol que em nada se parecia com aquela invariável benignidade de temperatura a que estavam habituados, constante de dia e de noite, e em qualquer época do ano.”

    Atentamente,
    Manuel Pires

    Responder
    1. Prof. Teresa Pombo Autor do artigo

      Olá! Só agora vi o seu comentário; as minhas desculpas. Ora aqui está um belo exercício para fazer com os meus alunos em aula, munidos de um smartphone para acesso ao dicionário. Vamos fazer e indicaremos aqui o resultado. Obrigada!

      Responder
      1. Manuel

        Revelou-se-me uma desilusão enquanto esclarecedora de dúvidas. Felizmente os elogios que lhe teci anteriormente eram mentira pois nunca antes tinha acedido à sua pagina e a questão que lhe coloquei foi-me rapidamente respondida por um outro site onde parece existir um maior “interesse” na resolução das dúvidas dos internautas que visitam a página. Apesar do tempo já findado e como forma de “honrar” as suas respostas tardias deixo-lhe a minha opinião de aluno, que ao contrário dos professores, não se pode dar ao privilégio de se recusar/”esquecer” a fazer o que é pedido ou a cumprir com o propósito de uma plataforma criada com o intuito de promover o estímulo pelo estudo do Português.
        Finalmente, peço-lhe eu as minhas desculpas por julgar que este “antro de nada” poderia responder a uma dúvida minha e ter vindo preencher espaço.
        Que continue o bom trabalho (ou a fingir que isto é sequer um trabalho),
        Manuel Pires (aquele que viu, olhou, e não volta)

        Responder
        1. Prof. Teresa Pombo Autor do artigo

          Caro Manuel, para alguém com uma prosa tão delicada, a dúvida inicial pareceu-me mais um pretexto. Como é que alguém que tão bem escreve não conhece as classes de palavras. Sugiro-lhe a consulta de uma gramática ou dicionário.
          As minhas atividades como professora e outras complementares não me deixam todo o tempo do mundo para responder tão rapidamente aos comentários, ainda assim, o seu comentário foi bem recebido pelos alunos e deu origem a uma excelente atividade de aula. Ou seja, seriam os meus alunos a responder-lhe; foram. Não posso mostrar-lha agora pois a partir de casa não usufruo do programa de produção de atividades para o quadro interativo com a qual construí a atividade.
          Não posso dizer que lamento o seu não regresso. Não aprecio pessoas indelicadas. E os meus alunos também não.
          Talvez seja outro bom exercício, desta vez de escrita, responder-lhe. Vou propor.

          Responder
        2. Prof. Teresa Pombo Autor do artigo

          Acrescento ainda que, no caso de não ter percebido, o público-alvo deste blogue não são os internautas, não é um trabalho de tempos livres. São os meus alunos que, obviamente, são prioritários no emprego do meu tempo.
          Boas navegações!
          Boas aprendizagens!

          Responder
          1. ceu pita

            Prof. Teresa quero informar que não sou sua aluna! Sou tal como a Srª Prof. de Português. Tal como a senhora também dou toda a prioridade deste mundo aos meus alunos daí entender perfeitamente …
            Não sou internauta, e neste momento,considero-me feliz porque não tenho tempos livres!
            Obrigada

  2. maria ceu alves tavares da silva pita

    Prof Teresa como copiar os seus exercícios sem que este nos encaminhe para o Scrib?
    Tem um blog muito interessante acredito que o scrib seja melhor em termos económicos! E aqueles que não têm dinheiro para sustentar o Scrib ou que não sabem aderir porque que se trata de um Blog estrangeiro.
    Porf Teresa por favor….estamos quase nos exames ,,,,,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *