Ainda a Finlândia…
Sem grandes considerações a acrescentar às já realizadas aquando da minha recente viagem à Finlândia com o propósito de conhecer algumas escolas e o sistema educativo finlandês, redijo este artigo como forma de guardar um texto partilhado pela minha companheira de aventuras Lucinda Dias e partilhado no Facebook: “Finlandia: el sistema educacional en el que está prohibido seleccionar a los alumnos”.
O texto partilha um infográfico (original do sítio web www.unitedexplanations.org) que resume bastante bem as características do sistema educativo finlandês e que, por isso, deve interessar a todos quanto leram o que escrevi anteriormente:
Sobre todo este assunto há, contudo, uma questão que, pelos vistos, só a mim me ocorre: por que razão ninguém justifica os excelentes resultados da Finlândia e da Coreia do Sul no PISA com o facto de os alunos desses países trabalharem bastante mais, serem muito dedicados? … porque, de facto, as culturas destes países assim são? Porque temos esta tendência de procurar factores exógenos para o sucesso de alguém?
Aproveito a ocasião, uma vez que um dos temas deste blogue é o das tecnologias educativas, para também partilhar a síntese excelente que a minha colega Lucinda Dias realizou sobre o que escutamos na Finlândia neste contexto específico. Obrigada Lucinda!

- Finlândia: o que está do outro lado da janela?
- No coração da Escola.