Um percurso…

Como levar mais professores a repensar o ensino, a aprendizagem e as tecnologias?


Tive hoje a oportunidade de ler um excerto de um blogue que o Paulo Simões (obrigada!) me fez o favor de recuperar na origem.

Aí podemos ler o seguinte:

The more “Ed Tech” conferences I attend, the more I see people there who don’t need to be there. If we are talking about real change in education, the kind that makes nervous people of those with big jobs in big companies that depend on education as a market, than we’ve got to get different people here.

Só este bocadinho me fez pensar e muito…. uma ideia, uma sensação que tenho já há algum tempo, uma tendência que gostaria de ver invertida.

Embora o equilíbrio que eu constantemente tento entre a minha vida pessoal, a imensa dedicação ao trabalho da escola (com alunos e não só) e o desenvolvimento do meu currículo e, sem dúvida, da minha PLN, não me deixem ultimamente muito tempo para ir às conferências e eventos que eu gostaria (o que às vezes chega a ser terrível pois há tanto que eu poderia partilhar e aprender), quando penso nos eventos em que tenho estado, quer como parte do público quer como comunicadora, fico com a sensação de que…. está lá a família toda. Ou seja, somos quase sempre os mesmos. Começamos a ser mais, já me sinto um bocadinho de 2ª geração (costumo pensar que a malta do Minerva é a da 1ª 😉 ) quando já vamos na 3ª e na 4ª… mas a verdade é que, embora tenha a consciência de que aqueles que lá estão serão, em princípio, agentes de mudança nas suas escolas, são poucos os apenas professores que ali estão.

Ou seja: gostaria que mais professores, tal como eu, a enfrentar o desafio diário de 3 ou mais turmas e do trabalho mais ou menos colaborativo nas escolas, estivessem ali a discutir a questão da educação das tecnologias, a aprender, a descobrir.

Quem está faz parte muitas vezes de um grupo líder ou com responsabilidades na área mas tão frequentemente afastado do desafio de 90 alunos por dia, de equipamentos novos, de contratempos, de constrangimentos…

E fico a pensar: o que podemos fazer para mudar isto?

Related Posts with Thumbnails
Be Sociable, Share!
Tagged on:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *