Cheguei à sala uns cinco minutos mais cedo. Gosto de começar cedo. Eles estão mais disponíveis, menos cansados. Há sempre alguns mais sonolentos, com hábitos menos saudáveis, smartphone, pc ou…
Read moreRegressar à reflexão e à escrita. Muito lentamente.
Podia – talvez – começar por reunir as reflexões e “provocações” que vou deixando no Facebook que é, para mim, sobretudo, uma rede profissional.
Read moreA era do vídeo?
A julgar pela conferência Media & Learning 2016 que teve lugar nos últimos dois dias em Bruxelas, estamos definitivamente na era do vídeo. Percorrendo o programa percebemos facilmente que são…
Read moreSobre Avaliação. Escrevi hoje no Facebook:
https://www.facebook.com/teresapombo/posts/10206513616737669
Read morePequenos pormenores que fazem grandes diferenças
Ano novo, vida nova, diz a sabedoria popular. Na minha escola, como em várias outras, ano novo, sendo ano de concursos, significa gente nova. E não estou a falar de…
Read moreNo coração da Escola.
Tenho estado a protelar a escrita de dois relatórios. Se, por um lado, decidi viver em pleno as férias tão merecidas, por outro, sinto que a passagem do tempo me…
Read moreAinda a Finlândia…
Sem grandes considerações a acrescentar às já realizadas aquando da minha recente viagem à Finlândia com o propósito de conhecer algumas escolas e o sistema educativo finlandês, redijo este artigo…
Read moreFinlândia: o que está do outro lado da janela?
Está a chegar ao fim o curso sobre novos ambientes de aprendizagem que vim frequentar aqui na Finlândia. Das 4 escolas que estava previsto visitar (2 secundárias, uma primária e…
Read moreFinlândia: as tecnologias e os novos ambientes de aprendizagem
[pequeno resumo originalmente publicado na minha página de Facebook no dia 28.07.2015; com algumas alterações] Tal como imaginava, a energia para escrever um post no blogue é pouca. Se é…
Read moreEm torno das tecnologias: o que é novo em educação hoje em dia?
Esta é a questão que abriu os trabalhos de hoje. Estamos a usar uma ferramenta que é o Answer Garden para realizar alguma “tempestade de ideias”. Se pensam que respondi…
Read more