Um percurso…

Históri@s de blogues educativos. Os meus.

Soube, durante o ticEDUCA2010, que um colega, José Ferreira, está a preparar uma tese de doutoramento sobre a utilização de blogues educativos no contexto do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (pelo menos, foi isso que percebi na – infelizmente – breve conversa que tivemos). Durante o seu estudo, analisou os meus blogues.

Quando soube disso, acho que tive um arrepio. É que eu  nunca usei os blogues na sua forma mais pura. Nunca consegui que os comentários fossem usados como eu gostaria (porque também não levava os alunos para a sala tic para que o fizessem e raramente tive disponíveis os portáteis, o que não deixa de ser bom sinal). Usei sobretudo os blogues como forma de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, de integrar outros formatos tecnológicos e de divulgar o trabalho dos alunos. Usei-os porque são muito fáceis de usar e têm um sistema de tags muito funcional. Só isso. nada de mais.

Mas…. não deixa de ser giro, acrescentar o ter uma actividade que é analisada ao resto: ter trabalho escolhidos para tarefas de mestrado (eu fiz o mesmo com a tese de alguém que é hoje minha amiga), ter trabalhos referidos em teses de mestrado e doutoramento, além de todos os amáveis convites que tenho recebido. É o que acontece quando quase se desbrava terreno e se defende uma cultura de partilha.

Hoje, deixo um registo, para memória futura, dos blogues que já construí para os meus alunos. Fora esses há mais. farei depois outras duas categorias (blogues em que escrevo, meus ou partilhados) e blogues que ajudei a nascer.

Na biblogteca O primeiro blogue para
alunos. Missão: acompanhar a promoção da leitura nas aulas de Estudo
acompanhado. 2005/2006.
gato malhado Também em 2006: trabalhos
de alunos em torno da leitura de uma obra. Para mim, continua a ser o
melhor; precisamente porque é qmai deles que meu :)
eusei 2007. Trabalho pequeno, em
torno da obra de uma escritora que vinha à escola. Ela gostou! 😉
Oitavos Blogue que pretendeu
agregar blogues de alunos de um CEF. Não correu mal mas podia ter
corrido melhor. A dúvida eterna de equilibrar aprendizagens formais e
pc na aula.
Nonos Várias ferramentas web 2.0
num blogue com dois anos já. O dos finalistas.
Projecto Blogue deste ano.
Actividades em torno da Leitura.
Related Posts with Thumbnails
Be Sociable, Share!
Tagged on: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *