Um percurso…

Finlândia: as tecnologias e os novos ambientes de aprendizagem

[pequeno resumo originalmente publicado na minha página de Facebook no dia 28.07.2015; com algumas alterações]

Tal como imaginava, a energia para escrever um post no blogue é pouca. Se é a este ritmo que os finlandeses trabalham, eis a explicação do seu sucesso. A formação é intensa, a todos os níveis. Ainda assim, consegui fazer uma boa reportagem no Facebook. A curiosidade dos colegas portugueses pelo caso finlandês é imensa. Contudo, é de o dizer: não sei se isto do sucesso da Finlândia não é uma grande ação de marketing a nível mundial. Não o digo por me sentir defraudada; muito pelo contrário, a experiência desta semana ficará para ser marcada no meu “ser professor” e tudo o que eu vejo faz sentido, muito sentido.
Como dizia hoje o organizador do curso, Esa Raty, Diretor de uma Escola Secundária e dono do instituto Educarjla que organiza estes cursos, o caso finlandês surge por causa da posição (2.º ou 3.º atrás de países como a Coreia do Sul) nos testes PISA. Mas que vale o PISA? A Educação, o sistema educativo de um país, não é muito mais que 3 testes de literacia, matemática e ciências? Nem vou responder…..

Chamo a atenção para a excelência da atitude da nossa formadora Mari Petrelius que partilhou no meu mural esta apresentação. Estes slides e a profunda humildade desta atitude, além da qualidade do conteúdo são, decerto, melhores que algo que eu pudesse escrever.
Apenas sublinho que de um dia dedicado à introdução das tecnologias em sala de aula, na forma finlandesa de o fazer, destacaria: a reflexão que conduz à ação (faz-se porque faz sentido, porque tem impactos comprovados na aprendizagem e, mais do que isso, na preparação dos alunos para o mundo do trabalho e no desenvolvimento das competências do século XXI; não se faz porque é “moderno”); a importância do pensamento crítico e do trabalho criativo; o papel fundamental da criatividade em todo o processo; a necessidade de continuar a avaliar o que se faz, a refetir e a atitude de quem age como quem tem todo o caminho pela frente.


Related Posts with Thumbnails
Be Sociable, Share!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *